Ilustrações feitas na Estação das Artes (Secult), foram inspiradas na Arte Moderna, na Sagrada Família e em paisagens cubatenses
Noite Feliz, nasceu Jesus! Com essa inspiração cristã, Lilian Cunha, aluna da Estação das Artes de Cubatão, elaborou o desenho estampado num dos cartões de boas festas do Fundo Social de Solidariedade, (FSS). A composição traz no primeiro plano a Sagrada Família à sombra de uma bananeira. Ao fundo, uma “Terra Santa Industrial” - Cubatão.
De acordo com a orientadora de Lilian, a professora Julieta dos Santos Wisniewski, a intenção da ilustração “é reunir símbolos de Cubatão, como as indústrias e bananeiras, com o Menino Jesus”, relata. Professora de desenho e de pintura em óleo sobre tela, Wisniewski é autora do outro cartão comemorativo do FSS.
Inspirada nas cores do pintor simbolista austríaco Gustav Klimt (1862-1918), Wisniewski fez uma composição com desenhos ornamentais modernistas, num ambiente familiar aos cubatenses: a ponte do arco-íris, sobre o Rio Cubatão. Um guará-vermelho adorna a ilustração, emoldurada por lírios selvagens. “Quem é morador antigo da Cidade, que nem eu, lembra dos campos cheios de lírios que tinham por aqui”, disse.
Doados ao FSS, os cartões foram distribuídos em cotas de 50 unidades, a entidades assistenciais. O trabalho artístico também foi doado pela Estação das Artes, da Secretaria de Cultura, (Secult). “Cubatão tem muitos artistas talentosos, não só na música, como é mais conhecida, mas também nas artes plásticas, com as quais temos muito a contribuir”, sinaliza.
texto: Ivo de Oliveira
Fotos: arquivo pessoal das artistas
Nenhum comentário:
Postar um comentário