sem distinção ou frescura
Seja bem vindo!
Cubatão é mesmo uma cidade incrível, com uma vocação artística surpreendente. Para mostrar tudo isso é que foi criado este espaço virtual. O blog é dedicado a toda e qualquer manifestação cultural produzida aqui. Todos os segmentos da arte reunidos sem complicação ou frescura. Entre em contato...
artesdecubatao@gmail.com
sexta-feira, 25 de junho de 2010
ALICE RUIZ QUER SER CHAMADA DE POETA
Em verso e prosa, a escritora brindou Cubatão com sua participação no projeto Viagem Literária. A Biblioteca Central ficou lotada
O compromisso poético que Alice Ruiz assumiu é com a autoexpressão. Dona dessa e de outras considerações, a escritora esteve na Biblioteca Central da Cubatão, participando do Projeto Viagem Literária, nesta quarta-feira (23/6). A casa ficou lotada: presente para qualquer escritor que vem expor suas idéias, havia muita gente interessada em escutar o que Alice tinha a dizer. E ela começou com sua história de vida, costurando ponto a ponto junto às suas roupas poéticas: letra de música, poesias haikai e tradicional.
Lembrou do tempo em que sua família achava uma grande perda de tempo se dedicar à leitura. Escondia-se para ler e para escrever. “Descobri que nasci para fazer poemas lendo Mário Quintana. Poesia é uma vocação, a gente só trabalha isso com o passar dos anos”, afirmou. Ela disse que a sua carreira como escritora aconteceu por prazer e uma necessidade da alma. A autora não consegue se imaginar sem esse viés de autoexpressão. Para ela, todo ser humano precisa encontrar o que lhe garante essa manifestação de si mesmo: seja fazendo poesia, costurando, cozinhando, educando crianças e até mesmo construindo prédios... porque é um fator interior.
O bate papo com a escritora é parte do projeto Viagem Literária, da Secretaria de Cultura do Estado. Até o fim do ano, várias bibliotecas públicas paulistas receberão atrações mensais ligadas à literatura. E desde a primeira edição do projeto em 2008, Cubatão participa dessa grande “Viagem”. Foi o primeiro município da Baixada Santista a aderir ao Programa. O objetivo é estimular o prazer da leitura e formar novos frequentadores de bibliotecas públicas. Em agosto, vai ter Contação de Histórias, com outro escritor.
Para Alice Ruiz, a oportunidade de estar em contato com o público e saber o que as pessoas acham de seu trabalho é muito interessante, uma vez que ela atua em várias frentes na literatura. Já lançou 19 livros entre poesia, traduções e uma história infantil. E vem se dedicado bastante à poesia chamada haikai, que descobriu ao lado do também poeta Paulo Leminski (1944-1989), com quem já foi casada.
Originários do Japão, os poemas haikai têm características especiais como: falam sobre a natureza e coisas concretas; são curtos, de apenas três linhas; coloca o homem em harmonia com a realidade. Criados para refinar a sensibilidade de quem vivia nos mosteiros da renascença ou apenas por diversão na corte imperial, o haikai encantou Alice a ponto dela se aprofundar, estudar o tema e há algum tempo, e além de escrever, ministrar oficinas sobre o assunto. Ela diz que através dessa poesia vemos significados que só aprendemos com a natureza. “O haikai é praticamente uma fotografia em palavras”, considerou. Muitos de seus haikais podem ser lidos no site www.aliceruiz.com.br .Este é um deles:
“o vento passou
restou apenas
o aceno das árvores”.
Ela quer ser chamada de “poeta”: Alice Ruiz gosta de escrever sobre a vida. Para ela, poesia é a expressão do pensamento, traz consigo um sentimento contemporâneo, apontando para onde as coisas seguem. E por isso mesmo, quando perguntada sobre o papel da mulher na literatura brasileira, a escritora ponderou: “Temos que caminhar muito, ainda”.
Alice comentou que antigamente não existia “poetisa”, todo mundo era “poeta”. Com as batalhas do início do século passado, os homens foram para a guerra e as mulheres assumiram outros papéis, além de serem esposas e mães. Quando esses homens voltaram do front, essas mulheres também retornaram aos seus postos iniciais e passaram a ser chamadas de poetisas. “Eu vejo que naquele momento as pessoas não queriam que as mulheres pensassem. Poetisa é uma palavra carregada demais. Prefiro ser chamada de poeta”, afirmou, acidamente.
Uma das facetas mais admiráveis de Alice Ruiz é a de compositora, e ela também falou sobre isso. Enquanto o haikai encontra a fonte na natureza, a poesia e letra de música são inspiradas em “gente”. Já fez parcerias com Arnaldo Antunes, Itamar Assumpção, Ná Ozzetti, Zeca Baleiro, entre outros. Em 2005 lançou com Alzira Espíndola o CD Paralelas. Já garimpou pensamentos que se transformaram em lindas canções como “Milágrimas”, interpretada por Zélia Duncan.
Na tarde desta quarta-feira, Alice Ruiz recitou algumas letras, entre elas, “Sem receita”, que traz uma inesperada receita de frango. Muitos podem ter pensado: “receita de frango? Algo tão comum, cotidiano...”. Mas não é não: é poesia da melhor qualidade:
“Primeiro lenta e precisamente
Arranca-se a pele
Esse limite da matéria
Mas a das asas, melhor deixar
Pois se agarra à carne
Como se ainda fossem voar
...
E o peito nu
Com sua carne branca
Nem lembrar a proximidade do coração
Esse não!
Quem pode saber como se tempera o coração?”
Texto: Morgana Monteiro
Fotos: Rodrigo
Search
O QUE PROCURAS?
- agenda cultural (85)
- artes plásticas (14)
- artesanato (8)
- artistas (12)
- canto coral (17)
- carnaval 2010 (9)
- congressos (3)
- Conselho de Cultura (5)
- cursos (35)
- dança (32)
- escolas de artes (4)
- espaços de cultura (1)
- festival (13)
- fotografia (10)
- leis de incentivo (11)
- literatura (46)
- memória (18)
- mostra (5)
- música (94)
- processo seletivo/audição (8)
- reflexão (1)
- sites e blogs (1)
- teatro (48)
- vídeo (4)
ORIENTE-SE
ARQUIVÃO
-
▼
2010
(235)
-
▼
junho
(22)
- GRUPO RINASCITA AGORA É PATRIMÔNIO CULTURAL DE CUB...
- ALUNOS DO PROGRAMA BEC SE ENCANTAM EM OFICINA DE M...
- BIBLIOTECAS MUNICIPAIS DE CUBATÃO TÊM NOVOS LIVROS...
- ESCRITORA DE CUBATÃO LANÇA LIVRO INFANTOJUVENIL
- CORAL CANTO MÁGICO FAZ ENSAIO ABERTO NESTA QUINTA-...
- ALICE RUIZ QUER SER CHAMADA DE POETA
- CIA DE DANÇA DA SINFÔNICA DE CUBATÃO ABRE FESTIVAL...
- SEMANA AFONSO SCHMIDT TEM NOVIDADES EM 2010
- CIA DE DANÇA DA SINFÔNICA DE CUBATÃO ENCANTA NO MA...
- JOVENS DO BEC PARTICIPAM DE OFICINAS COM MÚSICOS I...
- MÚSICA NA ESCOLA COM A BANDA SINFÔNICA DE CUBATÃO
- CIA DE DANÇA DA SINFÔNICA DE CUBATÃO REPRESENTA A ...
- KAOS APRESENTA PEÇA "PROCURA-SE MULHER PERFEITA.COM"
- ESCRITORA ALICE RUIZ ESTARÁ SEMANA QUE VEM EM CUBATÃO
- CEMITÉRIO ISRAELITA DE CUBATÃO SERÁ TOMBADO PATRIM...
- ARTESÃOS DE CUBATÃO PODEM PARTICIPAR DA MEGA ARTES...
- ABERTAS INSCRIÇÕES PARA CURSO DE FORMAÇÃO EM MÚSIC...
- MAIS UM TALENTO DE CUBATÃO NO CIRCUITO MUSICAL BRA...
- ABERTO CADASTRAMENTO PARA ARTESÃOS EM CUBATÃO
- BANDA MARCIAL PARTICIPA DO CORETO PAULISTA EM GRAN...
- CONDEPAC APROVA TOMBAMENTO DO LARGO DO SAPO EM CUB...
- CORAL ZANZALÁ DE CUBATÃO REPRESENTA A REGIÃO NO MA...
-
▼
junho
(22)
Nenhum comentário:
Postar um comentário