O título “Mareliques da Praia-Louca”, de Viviane Távora, será apresentado ao público na sexta-feira (25/2) na Biblioteca Municipal
A educadora Viviane Veiga Távora entra para a lista de escritores cubatenses que bravamente conseguiram publicar suas ideias. Ela lança o título “Mareliques da Praia-Louca”, um livro de limeriques – poemas bastante diferentes – nesta sexta-feira (25/2), às 15h, na Biblioteca Municipal (Av. Nove de Abril, 1977). Além da tarde de autógrafos, a autora bate um papo com o público.
Escrito especialmente para a criançada, nesta publicação, a autora conta uma história pitoresca: o passeio é uma praia maluca, onde há ondas de areia, surfista-sereia e até tubarão usa touca! Os versos contam com ilustrações de Walter Moreira. Confira um pouco do trajeto desse passeio diferente:
“No verão desta praia-louca,
Qualquer maluquice é pouca:
ondas de areia,
surfista-sereia
e tubarão usando touca”
A autora utiliza conjunto de versos chamados de “limeriques”. São poemas curtos, que falam de coisas malucas e têm sempre cinco versos. A primeira, segunda e quinta linhas têm a mesma rima. Já a terceira e a quarta são mais curtas, rimam diferente das outras. Ninguém sabe ao certo como surgiram os limeriques, mas começaram a fazer sucesso quando o inglês Edward Lear passou a escrevê-los.
“Mareliques da Praia-Louca” foi vencedor do edital para publicação de livros do Proac 2010 (Programa de Ação Cultural) da Secretaria de Cultura do Estado. O título terá alguns exemplares acompanhados de audiobook e também sairá em e-book. No mesmo dia, às 20h, a autora realiza um bate-papo com o público, falando sobre a experiência que adquiriu ao participar de editais, prêmios e leis de incentivo. Viviane Távora é premiada nacionalmente vencendo o II Concurso Literatura Para Todos, Prêmio Mais Cultura de Literatura de Cordel, Prêmio Interações Estéticas da Funarte.
Curso de Formatação de Projetos - a autora ministra, a partir do dia 14/3, com duração de dois meses, o curso de Formatação de Projetos – editais, leis de incentivo e prêmios culturais. As inscrições para quem deseja participar vão até dia 4/3. Neste curso, as pessoas aprenderão a criar um projeto cultural e as fases por que eles passam durante o processo.
Texto: Morgana Monteiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário