Seja bem vindo!



Cubatão é mesmo uma cidade incrível, com uma vocação artística surpreendente. Para mostrar tudo isso é que foi criado este espaço virtual. O blog é dedicado a toda e qualquer manifestação cultural produzida aqui. Todos os segmentos da arte reunidos sem complicação ou frescura. Entre em contato...

artesdecubatao@gmail.com



quarta-feira, 31 de março de 2010

A HISTÓRIA MUSICAL DE CUBATÃO EM CENA NO DESFILE DE 9 DE ABRIL


Desfile Oficial contará com a participação especial da Banda Marcial e Linha de Frente. A apresentação será recheada de homenagens aos 61 anos de Cubatão e aos 20 anos da Banda Marcial.

O tradicional Desfile de 9 de Abril reúne milhares de pessoas ao longo da principal avenida de Cubatão. E este ano, a já esperada participação da Banda Marcial da cidade será ainda mais especial. Além de comemorar os 61 anos de emancipação político-administrativa do município, o Grupo festeja, também, os 20 anos da própria Banda Marcial e os 40 anos da Banda Musical Afonso Schmidt, que deu origem à Banda Sinfônica. Para isso, além de arranjos musicais surpreendentes, contará com a participação de antigos músicos e bailarinas que fizeram parte da primeira formação do Grupo.

Para a apresentação do dia 9 de abril que acontecerá a partir das 9h na principal avenida da cidade, o Grupo preparou uma versão da última cena da peça “Fantasia Sinfônica Cubatão 2001”, a chamada “Apoteose”, de autoria do maestro Roberto Farias. Estará acompanhado de um quarteto vocal onde o Hino de Cubatão será interpretado de uma forma diferente, percorrendo estilos musicais como o blues e o jazz, produzindo um efeito contagiante.

O repertório especial inclui a participação de ex-participantes da Linha de Frente, que fizeram parte da primeira formação da Banda. Recordando ainda a brilhante trajetória da Banda Musical Afonso Schmidt, a Banda Marcial juntamente com os músicos veteranos convidados, executará um dos temas que mais marcaram o Grupo na década de 70, a composição entitulada “Love´s Theme” de Barry White, num arranjo também do maestro Roberto Farias.

Banda Musical Afonso Schmidt e Banda Marcial, histórias de muito sucesso – a Banda Musical Afonso Schmidt surgiu em 4 de abril de 1970. Foi ela quem deu origem à Banda Sinfônica de Cubatão, atualmente reconhecida em todo o Brasil. Foi idealizada pelo maestro Roberto Farias dentro da Escola Estadual Afonso Schmidt, quando ele ainda era um estudante do antigo “primeiro grau”. Em setembro de 1977 o Grupo se tornou a Banda Musical de Cubatão, hoje a atual Sinfônica. Hoje, o maestro atua justamente como Coordenador dos Corpos Artísticos Oficiais de Cubatão. Roberto ganhou notoriedade internacional graças ao seu trabalho de difusão do repertório original para sopros e percussão.

Já a Banda Marcial de Cubatão, originária da antiga Fanfarra Municipal, foi idealizada pelo maestro Alexandre Felipe Gomes, seu primeiro e atual regente. Alexandre orgulha-se de ter sido discípulo do maestro Roberto Farias, desde a formação musical básica até a regência em nível avançado. Nesta trajetória de 20 anos, Alexandre Gomes acumula muitas conquistas, e se mantém fiel ao slogan : “Banda Marcial de Cubatão, criando oportunidades”. Isso porque este trabalho não se caracteriza somente por causa da formação artístico-musical mas também pelo aspecto social e intelectual oferecido aos jovens.

CHUVA COMPLICA A VIDA DOS JOVENS DO CUBATÃO SINFONIA


Dezenas de instrumentos de sopro, de corda e de percussão ficaram inutilizados, e parte das aulas práticas desta quarta-feira será cancelada. O prejuízo chega a R$ 10 mil.

A chuva desta madrugada trouxe prejuízo para alunos e professores do Projeto Cubatão Sinfonia, realizado na Cota 200. A água invadiu a casa onde são ministradas as aulas, destelhando a varanda e molhando dezenas de instrumentos de sopro e de percussão, violoncelos, violinos, violas, violões, teclados, além de suportes para partituras e cadeiras. De acordo com a coordenação do Projeto, o prejuízo chega a R$ 10 mil.

“Os instrumentos usados pelos alunos não são profissionais e por isso mesmo são mais frágeis. Acreditamos que a grande maioria atingida pela chuva não poderá ser recuperada”, afirmou Éder Crispim, Diretor do Cubatão Sinfonia. Os dois teclados, utilizados nas aulas e para acompanhamento do coral ficaram ensopados e estão de cabeça pra baixo, na tentativa de escoar a água acumulada. Algumas aulas práticas desta quarta-feira como as de violoncelo, violino, viola e violão deverão ser canceladas.



Hoje pela manhã (30/3), professores e alunos fizeram um mutirão para limpar as salas de ensaio e onde ficavam guardados os instrumentos musicais. A chuva e o vento também destelharam parte da varanda e trouxeram abaixo a placa de 4m por 3m que ficava na parede lateral, identificando o Projeto. “Antes a gente podia ver essa placa da Via Anchieta. Agora só dá pra identificar o espaço onde acontece o projeto por causa da Capela”, disse Crispim.

A placa de 4m por 3m despencou

O Projeto Cubatão Sinfonia começou em 2007 e atende hoje quase 200 jovens moradores das Cotas e de outros bairros próximos. Os alunos têm aulas de instrumento de sopro, cordas, percussão e canto coral em salas construídas ao lado da Capela São Pedro, na Cota 200. A situação se torna preocupante porque o Projeto, que tem a chancela da Lei Rouanet de incentivo à Cultura, não tem dinheiro para continuar pois depende de patrocínio.

No fim do ano passado, a Prefeitura de Cubatão se empenhou no sentido de conseguir empresas que estivessem dispostas a levar o Projeto adiante, liberando verbas por meio da Lei de incentivo ou diretamente. Duas empresas se comprometeram a patrocinar o Cubatão Sinfonia mas até agora não honraram o compromisso. “Se esse dinheiro tivesse sido liberado, nós teríamos usado-o para a reforma das salas de aula, evitando tudo isso que aconteceu”, afirmou o Diretor do Projeto.

fonte: AMBSC - Associação de Amigos da Banda Sinfônica
fotos: José Mário Alves

BIBLIOTECA DE CUBATÃO CADASTRA LEITORES


O cadastro dá direito à empréstimo de livros de pesquisa e romances em geral. Figuram entre os títulos a saga vampiresca do Crepúsculo, as aventuras de Harry Potter entre muitos outras publicações de autores brasileiros.

Está aberta a temporada de leitura nas bibliotecas de Cubatão. E para ter acesso a um dos mais de 30 mil títulos disponíveis gratuitamente, é preciso apenas se cadastrar na Biblioteca Central, levando o documento de identidade (RG) e comprovante de residência (contas de luz ou telefone, ou contrato de aluguel). Podem ter acesso ao empréstimo gratuito de livros: moradores da cidade, estudante de escolas sediadas no município e funcionários de empresas instaladas aqui.

Logo após o cadastramento, a pessoa recebe o chamado “cartão do leitor” que lhe dá direito a retirar até dois livros de uma vez e ficar uma semana com as publicações, podendo renovar o período de empréstimo. Após a feitura do cartão, o leitor poderá ter acesso às publicações tanto na Biblioteca Central quanto nas outras unidades (Vila Nova, Jardim Costa e Silva e Jardim Casqueiro).

Diferentemente do que muitos pensam, o acervo das bibliotecas municipais de Cubatão não se resumem a livros de pesquisa e paradidáticos, mas conta com uma infinidade de títulos atuais, figurando no topo da lista dos mais vendidos em livrarias de toda a região, como por exemplo: “Crepúsculo” e “Lua nova” (Stephenie Meyer), “A cabana” (Willian P. Young), “O código da inteligência” (Augusto Cury), “O monge e o executivo” (James C. Hunter), “A menina que roubava livros” (Markus Zusak), A foca branca (Tatiana Belinky), Circo de Palavras (Millôr Fernandes) e Eu, Passarinho (Mário Quintana).

Além do serviço de empréstimo gratuito de publicações, a Biblioteca tem, ainda, a banca de trocas e de doação, onde ficam expostos, diariamente, uma série de livros, principalmente romances históricos e clássicos da

Locais e horários de funcionamento
Biblioteca Central
Av. 9 de Abril, 1977 – Centro
De 2º a 6º feira das 8h às 17h. Sábados das 9h às 13h
Tel. 3361-6844 e 3361-6993

Biblioteca Jardim Casqueiro
Rua Maria do Carmo, 1010
De 2º a 6º feira das 8h às 17h
Tel. 3364-1400

Biblioteca Vila Nova
Av. Nossa Senhora da Lapa, 785
De 2º a 6º feira das 8h às 17h.
Tel. 3372-3570

Biblioteca Jardim Costa e Silva
Rua Salgado Filho, 130
De 2º a 6º feira das 8h às 17h.

Texto: Morgana Monteiro

41º ENCENÇÃO DA PAIXÃO DE CRISTO É NESTA SEXTA-FEIRA (2/4)


Entre as novidades está a participação de Paulo Goulart Filho interpretando Pôncio Pilatos. O espetáculo acontece no CSU a partir das 19h com entrada franca.

A tradicional encenação da paixão, morte e ressurreição de Cristo promete emocionar o público em 2010. O drama sacro será realizado dia 2/4 (sexta-feira) a partir das 19h no CSU – Centro Social Urbano, no Jardim Costa e Silva, com entrada gratuita. Pela 41º vez a peça ao ar livre é encenada em Cubatão e já se tornou um marco, integrante o calendário oficial de eventos. Desta vez, são esperadas pelo menos 15 mil pessoas.

As pequenas planícies gramadas do CSU servirão de palco para o drama cristão que emociona milhares de pessoas todos os anos no município, atraindo gente até mesmo das cidades vizinhas. Uma das novidades é a participação de Paulo Goulart Filho interpretando Pôncio Pilatos. “É a primeira vez que um ator de renome é convidado para participar da encenação. Estamos muito felizes com essa escolha”, afirmou Carla Oliveira, presidente do Incena Brasil, que organiza o espetáculo juntamente com o COTAC. A entrada do governador romano será feita em grande estilo, com uma biga puxada por cavalos, informou, ainda, Carla Oliveira.

O elenco contará, também com a presença de Lourimar Vieira no papel de satanás. Este grande ator cubatense relembra que sua estréia nos palcos foi justamente na Encenação da Paixão de Cristo, quando tinha apenas 16 anos. A peça contará ainda com a presença de Simone Ancelmo (Maria), Ju Souza (Maria Madalena) e do jovem ator Roney Gomes, 23 anos, interpretando Jesus. Dezenas de outros cubatenses também participarão como figurantes, tornando a festa ainda mais grandiosa. Em ampla estrutura de luz, som e iluminação será oferecida para garantir que, mais uma vez, a encenação da Paixão de Cristo fique na lembrança daqueles que acompanharem o drama sacro.

fonte: PMC

quinta-feira, 18 de março de 2010

GRUPO AFROBANDA: 1º PONTO DE CULTURA DE CUBATÃO


O lançamento foi com muita música e dança. O Projeto Ponto de Cultura é do MinC e tem por objetivo mapear movimentos de arte em todo o Brasil.

O lançamento oficial do Grupo Afrobanda como o 1º Ponto de Cultura de Cubatão aconteceu na sua sede, na Vila Natal. Este é o primeiro espaço sociocultural da cidade a fazer parte do Projeto Mais Cultura do MinC (Ministério da Cultura), o que garante o repasse de R$ 185 mil para manter e investir no projeto. A abertura da festa ficou por conta dos jovens da Afrobanda que realizaram uma apresentação super diferente, tirando sons do próprio corpo, uma “percussão corporal”.

O Grupo Afrobanda foi um dos 300 espaços socioculturais escolhidos no país para integrar os Pontos de Cultura, dentro de um edital lançado pelo MinC. “Para nós, sermos escolhidos é uma honra muito grande, afinal, temos apenas três anos de vida! A Afrobanda quer simplesmente mostrar a cultura que é feita em Cubatão”, afirmou, em tom emocionado, Milton Custódio Simões, coordenador do projeto.

Os jovens também fizeram uma apresentação de percussão e outra, com danças, onde mostraram elementos folclóricos interpretando a história de “Maculelê”. Instalado no Centro de Capacitação Comunitária da Vila Natal, o programa oferece aulas de percussão e dança a jovens da cidade. Embalados principalmente pelos ritmos afrobrasileiros, cerca de 40 adolescentes se dedicam à pesquisa e apresentação deste tipo de repertório. A Afrobanda inclui um grupo de dança e 27 músicos na percussão, trompete, trombone, saxofone, contrabaixo, guitarra, teclado e canto.

A implantação do Projeto Pontos de Cultura começou há três anos e tem a missão de revelar a cultura brasileira em suas diferentes atuações. As iniciativas foram escolhidas através de edital e as entidades firmaram convênio com o MinC. Para se transformar em um ponto de cultura da cidade é preciso ser uma organização da sociedade civil que desenvolva atividades culturais transversais, além de ter uma gestão compartilhada entre entidade, poder público e comunidade. Atualmente há cerca de 2500 Pontos de Cultura espalhados em todo território brasileiro.


Para Cubatão, a inauguração da placa, oficializando a Afrobanda como “Ponto de Cultura” representa o reconhecimento da arte sendo feita em Cubatão e o papel importante que projetos como esse têm na cidade. “A criança e o adolescente precisa conhecer esse mundo das artes, da cultura. Espero que esse seja o 1º Ponto de Cultura de muitos outros que ainda surgirão na cidade”, disse a Secretária de Cultura e Turismo Interina, Patrícia Campinas. Participaram também do evento Erenita Barbosa (Secretária de Assistência Social), Gilmar Balbino (Pres. da Soc. São Vicente de Paulo) e Patrícia Limeres (Analista de Marketing Cultural da Usiminas).

Texto: Morgana Monteiro

terça-feira, 16 de março de 2010

DEIXA QUE EU CONTO...


Projeto “Deixa que eu conto” leva contação de histórias a crianças de Cubatão. Voltado para o público infantil, as sessões acontecem na Biblioteca Central e levam clássicos da literatura para os pequeninos de 16 de março a 29 de abril.

Quem ainda não lê, pode se interessar por leitura? A maioria pode até responder que não, mas para aqueles que trabalham com “contação de histórias”, a resposta é: sim, sim, sim! Uma criança de 4, 5 anos, apesar de não saber ler uma palavra sequer, quando recebe uma história saindo fresquinha das páginas de um livro, simplesmente se apaixona pela literatura epelo encantamento que ela proporciona . A professora Ana Lúcia Correia que o diga. E é por isso que por dois meses ela estará contando muitas histórias para meninos e meninas de Cubatão.

O Projeto “Deixa que eu conto” começa dia 16 de março e vai até dia 29 de abril, sempre com uma história diferente a cada dia. As apresentações, gratuitas, acontecerão na Biblioteca Central em duas sessões: às 13h e às 15h. Além de conhecer uma bela história, folhear livros e ver suas figuras, a meninada participará de dinâmicas de grupo, confecção de artesanato e dobraduras.

O principal objetivo do Projeto é desenvolver o gosto pela leitura. Para tanto, Ana Lúcia Correia escolheu histórias como “O tijolo de ouro”, do escritor Pedro Bandeira, a famosa “O menino do dedo verde”, de Maurice Druon, além da lendas brasileiras e de outros países, sempre trazendo mensagens de paz, amor ao próximo e encantamento. “As histórias são patrimônios da humanidade. Saber ouvir e contar histórias desenvolve a imaginação, resgata a cultura oral e incentiva a escrita”, afirma a educadora.

Ana Lúcia Correia atua como professora na rede pública municipal de ensino de Cubatão. Formada em magistério e pedagogia, tem conhecimento específico na área de Contação de Histórias. Na Biblioteca Central, as sessões acontecerão sempre às terças e quintas-feiras. Escolas de ensino fundamental e creches da cidade podem agendar a participação de seus meninos e meninas, sempre em turma de, no máximo, 30 crianças. O agendamento pode ser feito pelo telefone 3361-6844.

Texto: Morgana Monteiro

BEC OFERECE AULAS GRATUITAS DE MÚSICA PARA CRIANÇAS DOS PILÕES


As inscrições acontecem somente no próximo fim de semana e as aulas serão oferecidas vagas para musicalização infantil.

Crianças moradoras dos Pilões, um dos bairros mais carentes da cidade, podem participar de aulas de música oferecidas pelo Programa BEC – Banda Escola de Cubatão. As inscrições acontecem nos dias 20 e 21/3 das 9h às 17h na Sociedade de Melhoramentos dos Pilões, onde acontecerão as aulas. Este é o quinto pólo musical aberto pelo BEC em bairros de periferia no município.
São oferecidas vagas para o curso de Musicalização Infantil e podem participar meninos e meninos com idade a partir de 6 anos. Nesta oficina, os estudantes aprendem na teoria e na prática, desde o conhecimento das primeiras notas musicais até a leitura de partituras e depois, o uso do instrumento musical. Isso, além das aulas de percepção musical, em que desenvolvem a sensibilidade, e aprendem a “ouvir” os sons. Os cursos são de graça e as aulas ministradas por músicos profissionais da Banda Sinfônica. O BEC é, sobretudo, um projeto social e tem por objetivo educar a criançada por meio da arte, oferecendo, ao mesmo tempo, uma atividade de lazer.
Hoje o Programa atende mais de 800 jovens que têm aulas na sede do projeto que funciona no Parque Anilinas, além dos outros polos implantados na Estação das Artes, Vila dos Pescadores, Cota 200, Jardim Nova República e agora, nos Pilões. A iniciativa só é possível graças a uma parceria do BEC com a Secretaria de Educação e com as Sociedades de Melhoramentos que cedem espaço para realização das oficinas. “O objetivo é alcançar crianças desses bairros distantes, que muitas vezes encontram dificuldade em freqüentar as aulas na sede do projeto porque fica longe de casa”, afirma Marcos Sadao Shirakawa, coordenador do BEC e também maestro da Banda Sinfônica.


BEC – Banda Escola de Cubatão: O Programa foi criado em 2003 com o objetivo de levar conhecimento musical a crianças e jovens da cidade. Tornou-se um grande núcleo formador de músicos preparados para a profissionalização. São aulas de violino, violoncelo, viola, flauta, fagote, trompete, trompa, saxofone, eufônio, oboé, percussão, trombone, contrabaixo acústico, canto e musicalização infantil. Além da Banda Escola, o BEC tem ainda a Orquestra de Violoncelos, o Grupo de Sopros e Percussão, a Banda de Sopros e Metais, Orquestra de Cordas, Camerata de Violões e Madrigal, tudo formado pelos alunos. O interessante é que muitos desses estudantes acabam sendo absorvidos pelos Grupos Artísticos da cidade, mantidos pela administração municipal. Informações pelo telefone 3362-0845.

Serviço
Inscrições para Musicalização do BEC para crianças dos Pilões

Dias 20 e 21/3 das 9h às 17h
Local: Sociedade de Melhoramentos dos Pilões
Rua Caminho dos Pilões, s/nº
Para crianças a partir de 6 anos
Levar: certidão de nascimento e comprovante de residência

Texto e fotos: Morgana Monteiro

SINFÔNICA DE CUBATÃO REALIZA CONCERTO EM HOMENAGEM AOS 30 ANOS DA CASA DA ESPERANÇA

Além dos músicos, os bailarinos da Cia de Dança se apresentam com os alunos da Casa da Esperança. Será dia 20/3 às 19h no Ginásio do Pita.

Duas décadas e meia dedicadas à educação e melhoria da qualidade de vida de crianças, jovens e adultos com necessidades especiais. A Casa da Esperança de Cubatão comemora 30 anos de existência e a Banda Sinfônica de Cubatão e Cia de Dança participam das festividades. Será realizado um concerto musical dia 20/3 às 19h no Ginásio do Pita, com entrada gratuita. A promessa é de um espetáculo encantador, cheio de canções clássicas e também populares. Todas as informações estão no site www.sinfonicadecubatao.org.br .

A noite ficará completa com a participação dos alunos da Casa da Esperança. Cerca de 40 crianças e jovens portadores de necessidades especiais dançarão, acompanhados pelos músicos da Sinfônica. Os cadeirantes da instituição também participam de coreografia especial junto com os bailarinos da Cia de Dança da Sinfônica. “Será ótima essa integração entre os artistas e os jovens atendidos pela entidade”, afirma o maestro Marcos Sadao Shirakawa, regente da Banda, acertando os últimos detalhes e se preparando para o ensaio geral no próximo sábado, a partir das 10h.

A Associação Casa da Esperança de Cubatão Dr. Leão de Moura comemora 25 anos com uma marca invejável: nesse período, atendeu mais de dez mil pessoas, a maioria crianças e adolescentes portadores de deficiências motoras. Entidade filantrópica sem fins lucrativos, foi criada em 21 de março de 1980 por iniciativa de rotarianos da Baixada Santista para proporcionar o tratamento, reabilitação, prevenção e inclusão social de pessoas portadoras de necessidades especiais, tudo gratuitamente. O atendimento é feito com apoio da Prefeitura de Cubatão e do Sistema Único de Saúde (SUS) e inclui o transporte de moradores da periferia até a instituição.

Atualmente tem 485 portadores de necessidades especiais matriculados nos atendimentos clínicos de Fisioterapia/Hidroterapia, Psicologia, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia/Audiometria, Pedagogia, Libras, Oficina de Artes e Esportes. Instalada na rua XV de Novembro, 180, Vila Nova, a Casa da Esperança aperfeiçoou o atendimento, está informatizada e vai colocar em prática, a partir de abril, um novo serviço: o setor de audiometria. Quem quiser conhecer melhor a entidade pode acessar o site www.casadaesperança.com.br

Serviço
Concerto da Sinfônica de Cubatão e Cia de Dança
“30 anos da Casa da Esperança”
Dia 20 /3 às 19h
Local: Centro Esportivo Edvaldo Oliveira Chaves “Pita”
Rua Arlindo Leandro, 13 – Vila Nova
Entrada gratuita

Texto: Morgana Monteiro

segunda-feira, 8 de março de 2010

ELEITA NOVA FORMAÇÃO DO CONSELHO DE CULTURA DE CUBATÃO

Dez representantes da sociedade civil foram escolhidos pela população, além de duas pessoas indicadas pela Secretaria de Cultura e Turismo.

Em clima pacífico e bastante sério, a população compareceu em peso à 4º Conferência Municipal de Cultura de Cubatão. Artistas de toda a cidade participaram das discussões para elaboração do Plano de Política Cultural, realizadas nas Escolas Bernardo José Maria de Lorena (Vila Nova) e Padre José de Anchieta (Jardim Costa e Silva). Um dos fatos mais importantes foi a eleição dos novos integrantes do Conselho Municipal de Cultura, realizada no anfiteatro da Câmara Municipal. Dez pessoas foram escolhidas neste fim de semana, representando diferentes segmentos culturais:

Giovane Lourenço Nazaré (Artes Plásticas);
Joaquim Eduardo Teixeira (Audiovisual e Multimeios);
Dilermando Mendes Galdino (Carnaval);
Rafael de Oliveira Silva (Dança e Movimento);
Luciana de Amorim Augusto e Paulo Luiz de Souza (Folclore, Artesanato e Cultura Popular);
Marcelo Rodrigues dos Santos (Livro e Literatura);
José Matias de Oliveira (Música e Ópera);
Carla Rodrigues e Ivan da Conceição Souza (Teatro e Circo);

Ainda serão nomeados, nos próximos dias, outros duas pessoas, que serão representantes do poder público. O Conselho Municipal de Cultura funciona como um órgão fiscalizador e indicador de políticas culturais que contemplem todos os segmentos artísticos. Os conselheiros tem mandato de dois anos e prestam serviço voluntariamente.

fonte: SECULT

sexta-feira, 5 de março de 2010

VIRADA CULTURAL PAULISTA VAI AGITAR CUBATÃO


DIAS 22 E 23 DE MAIO

18h Nicolas Krassik
20h Banda Marcial de Cubatão
21h Máquina Zero
22h30 Rafael Castro e os Monumentais
0h Maxixe Machine música
12h30 CORAL 3ª IDADE RAÍZES DA SERRA
14h Grupo Caiçaras do Acaraú e Grupo de Dança Vida Feliz de Cananéia
15h30 Os Radiophonicos
17h Otto

18h André Dalata - Oficina de Grafite

OBS: TODAS AS APRESENTAÇÕES MUSICAIS ACONTECERÃO NO KARTÓDROMO DA CIDADE
OBS1: A OFICINA DE GRAFITE SERÁ REALIZADA NO MURO EXTERNO DO POLIESPORTIVO ROBERTO DICK

segunda-feira, 1 de março de 2010

SINFÔNICA DE CUBATÃO ABRE TEMPORADA 2010 COM "CARTOONS"


A viagem musical pelo mundo dos desenhos animados é dia 6/3 no Palácio das Artes, em Praia Grande.

A Banda Sinfônica de Cubatão tem um ano incrível pela frente, cheio de novidades. E abre a temporada de concertos 2010 em grande estilo: a estréia é dia 6/3 às 20h30 no Palácio das Artes, em Praia Grande com o espetáculo “Cartoons”. O concerto traz a magia dos desenhos animados, as belas e coloridas canções que serviram de cenário musical para personagens dos Flintstones, Jetsons, Simpsons, Pantera Cor de Rosa, Scooby Doo, Manda Chuva, entre outros. A programação completa está no site www.sinfonicadecubatao.org.br .

Em um clima descontraído, a programação não é voltada somente para o universo infantil, não, ao contrário. A idéia é mostrar, neste concerto, toda a magia que faz parte do imaginário popular dos pequeninos e dos adultos, apaixonados por desenhos animados. A Sinfônica contará, ainda, em algumas canções, com o acompanhamento vocal dos cantores Daniela Martins, Deblas Alves, João Carlos Rocha e Carlos Eduardo Costa. O ator Fabiano de Melo, interpretando um maestro muito diferente, conduzirá a festa.


Agenda movimentada: a Banda Sinfônica de Cubatão se prepara para cumprir uma agenda bastante movimentada este ano. De concertos filantrópicos a participações especiais em projetos de música clássica regional, passando por viagens no exterior. Dia 20 de março a Banda realiza um concerto especial em comemoração aos 30 anos da Casa da Esperança. Será às 19h no Ginásio do Pita. Em maio, os músicos devem ser parte integrante da “Virada Cultural Paulista”, se apresentando em diversas cidades da região e do estado.

No meio do ano, em julho, a Sinfônica está se programando para embarcar rumo à Áustria para cumprir uma série de apresentações dentro do Mid Europe, um dos maiores festivais de música clássica do mundo. Será a única representante latino-americana dentro de um encontro desse gênero e grandiosidade. E em agosto, a Banda Sinfônica de Cubatão foi convidada para integrar a programação do “Tocando Santos”, projeto que reúne os melhores nomes brasileiros de música clássica em teatros de Santos. “Será um ano de muito trabalho”, afirma o maestro Marcos Sadao Shirakawa, regente da Sinfônica.

Serviço
Concerto “Cartoons” da Banda Sinfônica de Cubatão
Dia 6/3 (sábado) às 20h30
Local: Teatro Municipal de Praia Grande
Av. Presidente Costa e Silva, 1600
Entrada: R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia entrada)


texto: Morgana Monteiro

ELEIÇÃO DO CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA

Visando dar maiores esclarecimentos sobre a realização da 4ª Conferência Municipal de Cultura, encaminho aos amigos artistas, as principais informações e documentos que servem de base para a realização de mais este momento de fundamental importância para a Cultura Cubatense.



Local 1 – EMEF BERNARDO JOSÉ MARIA DE LORENA, sito à Av. Nossa Sra. da Lapa, 785, Vila Nova.
Segmentos: ARTES PLÁSTICAS E LITERATURA
– 1º andar;
FOLCLORE, ARTESANATO E CULTURA POPULAR – 1º andar;
MÚSICA E ÓPERA – Térreo.

Horário: 14 horas – Credenciamento;
15 horas – Registro de candidatos a delegados;
15 horas e 30 minutos – Debate das propostas apresentadas;
17 horas – Eleição de delegados.

Local 2 – EMEF PADRE JOSÉ DE ANCHIETA, sito à Rua Salgado Filho, 180, Jardim Costa e Silva.
Segmentos: TEATRO E CIRCO
– 1º andar;
DANÇA E CARNAVAL – Térreo
AUDIOVISUAL E MULTIMEIOS - 1º andar
Horário: 14 horas – Credenciamento;
15 horas – Registro de candidatos a delegado;
15 horas e 30 minutos - Debate das propostas apresentadas;
17 horas – Eleição de delegados.

Observação: As pré-conferências serão abertas a qualquer munícipe cubatense, que deverá comprovar esta condição apresentando o título de eleitor acompanhado da respectiva cédula de identidade (RG), sendo que todos terão direito a voz e voto em uma única pré-conferência de segmento cultural específico, ficando assim, impedido de manifestar voto noutra pré-conferência.

Nas pré-conferências serão eleitos os delegados na proporção de 03 (três) delegados para cada cadeira do respectivo segmento no Conselho Municipal de Cultura., à saber:

CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA - COMPOSIÇÃO
Em conformidade com a LEI MUNICIPAL Nº 2.359, DE 05/06/1996 (e devidas alterações)
Art. 3º O Conselho Municipal de Cultura será composto por 12 (doze) membros titulares e seus respectivos suplentes, na seguinte forma:

I - 02 (dois) representantes da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo;
II - 01 (um) representante do segmento cultural de Artes Visuais;
III - 02 (dois) representantes do segmento de Teatro e Circo;
IV - 01 (um) representante do segmento cultural de Música e Ópera;
V - 01 (um) representante do segmento cultural de Livro e Literatura;
VI - 01 (um) representante do segmento cultural de Dança e Movimento;
VII - 01 (um) representante do segmento cultural de Audiovisuais e Multimeios;
VIII - 02 (dois) representantes do segmento cultural de Folclore, Artesanato e Cultura Popular;
IX - 01 (um) representante das Escolas de Samba sediadas no Município.

Os delegados, por sua vez, passarão por um novo credenciamento que visa legitimá-los para a votação do dia 07 de março de 2010 onde haverá a ELEIÇÃO para o NOVO Conselho Municipal de Cultura.


PROGRAMAÇÃO DA 4ª CONFERÊNCIA 4 ª CONFERENCIA MUNICIPAL DE CULTURA
ANFITEATRO DA CÂMARA MUNICIPAL DE CUBATÃO
07 DE MARÇO DE 2010

15 horas – Credenciamento;
15 horas e 30 minutos – Abertura e apresentação dos delegados natos representantes do Poder Público;
16 horas – Apresentação, apreciação e votação das propostas elaboradas em cada pré-conferência;
17 horas - Apresentação e eleição por segmento cultural dos delegados pleiteantes a vaga perante o Conselho Municipal de Cultura;
18 horas – Plenária final.

Importante: O Conselho Municipal de Cultura funciona como um órgão fiscalizador e indicador de políticas culturais que contemplem todos os segmentos artísticos.
Os conselheiros tem mandato que duram dois anos e prestam serviço voluntariamente.


Todas as determinações tomadas pela Comissão Organizadora estão embasadas na Leis e Decretos regulamentados, anexados a este e-mail, á saber:

LEI MUNICIPAL Nº 2.359, DE 05/06/1996 – Criação do Conselho Municipal de Cultura
(LEI MUNICIPAL Nº 2.786, DE 24/10/2002 e LEI MUNICIPAL Nº 3.024, DE 26/10/2005 – alterações)

DECRETO Nº 9.083 - DE 19/06/2007 – Regimento Interno
DECRETO Nº 9.492 - DE 25/01/2010 – Regulamentação da 4ª Conferência

Todos os documentos oficiais estão disponiveis também via internet no site da Câmara Municipal de Cubatão http://www.camaracubatao.sp.gov.br/ - legislação.

RELATÓRIOS DA 3ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE POLÍTICA CULTURAL - DE 30/10/09
Base para o Plano Municipal de Cultura (discussão das propostas por segmento)


Envie sugestões e dúvidas para os contatos

Núcleo de Cultura de Cubatão - nucleodeculturacubatao@hotmail.com
Juliana Sousa – js_julianasousa@hotmail.com


Contato
Koquinho Guerreiro - 3362 0844/3025 9005
Soraya - Ludmila e Tina - 3362 0848/0849