Festival leva mensagem positiva e conscientizadora através da música
Cubatão recebe no dia 20, sábado, pela sétima vez, o evento sócio-cultural RAP DAY, que acontece desde o ano 2.000 em diversos bairros da Cidade (três edições realizaram-se fora do município). Este ano, as atividades serão desenvolvidas nas dependências da Unidade Municipal de Ensino "Martim Afonso de Souza", no Jardim Nova República, das 10 às 17h.
O objetivo é valorizar a consciência negra e, "por meio de uma mensagem positiva, afastar os jovens das drogas, do alcoolismo e da marginalidade", conforme destacam seus organizadores, integrantes de um grupo de jovens cristãos cubatenses. A programação é voltada a atividades ligadas à cultura Hip Hop, como grafite, break, basquete de rua, exposição de bikes e low bikes da família BL Clube, bem como shows de rap e atividades infantis. A entrada é 1kg de alimento não-perecíveis, arrecadação que será doada a famílias carentes.
A idéia do RAP DAY surgiu em 1999, quando um grupo de jovens reuniu-se para formar um coral de influência negra cristã, sob a coordenação de Daniele Buruaem. Após um ano de formação, ensaios e montagem de repertório, surgiu a necessidade de promover apresentações do grupo "Moriá Music Choir", o que levou à realização de uma festa no ano seguindo, durante a Semana da Consciência Negra. O 1º RAP DAY aconteceu em 25 de novembro de 2000, com a participação de 150 jovens.
Texto: Oswaldo de Mello
Nenhum comentário:
Postar um comentário